E-mail - Pedido

terça-feira, 18 de maio de 2010

JOVEM BAIXADEIRA PARTICIPA DE INTERCÂMBIO NA ALEMANHA


A jovem Diane Souza do município de São Bento, integrada ao movimento de Futebol de Rua da Baixada e do Nordeste brasileiro está participando de um intercâmbio na Alemanha, com duração de três meses pelo programa ASA/KickFair, mas especificamente na cidade de Tübingen. Ela embarcou no dia 02 de abril.

O Formação a orientou no planejamento e preparação da viagem e o Instituto Baixada financiou os estudos intensivos de língua inglesa, para que esta jovem compreenda melhor a língua com a qual se comunicará nos próximos meses. Também apoiará com algumas despesas básicas durante a viagem.

Esse programa de intercâmbio na Alemanha tem um caráter muito interessante de inclusão de jovens e de atuação nas escolas públicas. O Cre-Arte (Argntina), o Formação (Brasil) e O CDI (Paraguai), junto com o KickFair (Alemanha), constituem uma rede para aprendizagem social e global (Cooperação Internacional de Arendizagem), que usa o futebol de rua como ferramenta pedagógica e de mobilização para o trabalho social.

A programação do Intercâmbio conta com aulas de alemão, seminários sobre futebol de rua e aprendizado global, oficinas de futebol de rua em escolas públicas, intercâmbio em Milão - Itália. “Foram dois dias de oficinas e uma experiência mais que nova, um marco do trabalho que viemos fazer aqui, uma outra realidade, um outro contexto social, uma nova e ampla visão de fazer as coisas, de ver a vida, diferente da realidade de onde venho”, diz Diane.

Serão três meses de atividades na Alemanha, de lá ela seguirá para África do Sul para participar do Festival Football for hope 2010, festival de futebol de rua realizado enquanto programação cultural da Copa do Mundo de Futebol na África do Sul, neste evento a jovem Diane, assim como outros jovens da baixada e do Nordeste brasileiro, estarão envolvidos em várias atividades esportivas e culturais durante duas semanas no continente africano.

Acompanhe o programa através do blog http://dinalemanha.wordpress.com

0 comentários: