E-mail - Pedido

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Iº ENCONTRO BRASILEIRO DE MEDIAÇÃO EM ESPORTES EDUCATIVOS


ENCONTRO BRASILEIRO DE MEDIAÇÃO EM ESPORTES EDUCATIVOS
A METODOLOGIA DO FUTEBOL DE RUA – HISTÓRIA, FUNDAMENTOS E APLICAÇÕES
Promoção: Instituto Formação
Parcerias: UNICEF, STREETFOOTBALLWORLD, ASHOKA, ALUMAR
Apoio local: Instituto Ludens, Rede de Jovens Comunicadores Maranhenses, Rede Moitará de Arte e Cultura, Fóruns da Juventude, Instituto Baixada
Local: São Luís – Maranhão
Período: 05 a 07 de outubro de 2011
1 – APRESENTAÇÃO
Desde 2003, o Formação – Centro de Apoio à Educação Básica, também conhecido como Instituto Formação tem disseminado práticas de esportes educativos no Maranhão, de forma mais concentrada e contínua  em 10 municípios da Baixada Maranhense. Esse trabalho foi desenvolvido a partir de um projeto denominado CIP Jovem Cidadão, que teve como principal apoiador a Fundação Kellogg.
Em2005, apartir da parceria com CEDES e Defensores Del Chaco, organizações argentinas, o Instituto Formação ampliou seu trabalho para o fortalecimento do futebol de rua, a partir da metodologia que vinha sendo discutida em alguns países da América do Sul e por profissionais e ex-jogadores de outros países, inclusive da Europa. Ainda esse ano, participamos do I Festival Sul Americano de Futebol de Rua, em Moreno e Buenos Aires – AR.
Em 2006, participamos do Festival Mundial de Futebol de Rua, concomitante à Copa do Mundo da Alemanha.
Desde 2005 fortalecemos essa prática e a ampliamos para outros estados do Nordeste do Brasil fomentando a criação da Rede Nordeste de Futebol de Rua, criada em2007, apartir de uma reunião ampliada com organizações como Serta (PE), Desenvolver (CE), Girassol (AL), Atores (PB) e Mandu (PI) durante o I Festival Nordeste coordenado pelo Instituto Formação. Todas essas organizações também contavam com apoio da Fundação Kellogg.
As ações foram se ampliando e, com apoio de projetos da FIFA, fomos divulgando a metodologia através de festivais locais, estaduais, regionais e por meio de notícias pela internet, em rádios, impressos e programas de tv´s. Em 2009, em parceria com o Mandu e a Prefeitura da cidade de Parnaíba – PI, realizamos o II Festival Nordeste de Futebol de Rua.
Os projetos com jovens na Baixada Maranhense iniciados em 2003 com oficinas de esportes e mapeamento de práticas esportivas existente para jovens foram se ampliando a partir da organização de um Programa de Formaçãoem Educação Física, Esportes e Lazer, que formou mais de 200 jovens e professores para a replicação de práticas de esportes educativos nas ruas, praças e escolas dessa região maranhense.
Esses jovens e profissionais qualificados em duas edições desses programas, com apoio do Instituto Formação criaram o Instituto Ludens, uma organização que também passou a fomentar essas práticas de esportes e de futebol de rua com esse público jovem, fortalecendo a institucionalidade dessas práticas entre jovens e crianças.
Em 2010, ampliamos o trabalho com futebol de rua para ações em outras cidades maranhenses, da região amazônica e do semiárido, com crianças e adolescentes de escolas públicas em áreas rurais e urbanas. Também foi estendido o trabalho para a zona rural de São Luis.
Em 2011, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, iniciou-se a implantação de pontos permanentes de práticas de futebol de rua, a partir dos Fóruns da Juventude implantados desde 2005 na Baixada Maranhense. Na rua em frente aos prédios dos Fóruns acontece o segundo turno e no espaço físico da sede os momentos destinados à discussão das práticas de mediação e avaliação dos primeiros e terceiros turnos.
A partir de seu planejamento para 2011 e da necessidade de se aprofundar ainda mais as referências em construção para práticas inclusivas de esportes educativos, o Instituto Formação vem amadurecendo a idéia de se realizar, no mês de outubro de 2011, dias 05, 06 e 07 o I Encontro Brasileiro de Mediação em Práticas de Esportes Educativos, a partir da experiência de mediação com futebol de rua, de várias organizações dos diferentes continentes.
Essa prática de mediação já é desenvolvida pelo Instituto Formação, desde 2001, em seus trabalhos com formação de professores/mediadores e de lideranças jovens para a mediação nas áreas de comunicação, artes e esportes educativos.
Pretende-se com a participação de muitos outros profissionais que também desenvolvem essa metodologia em vários lugares do mundo aprofundar o diálogo e contribuir com sua sistematização.

2 – OBJETIVOS
  • Socializar conteúdos (teóricos/práticos) do futebol de rua.
  • Refletir sobre as diferentes visões da práxis de futebol de rua.
  • Aprofundar, ampliar e sistematizar a metodologia de futebol de rua.
  • Analisar a aplicação da metodologia da mediação com outras modalidades de esportes coletivos.
  • Corroborar o fortalecimento das redes de futebol de rua e de esportes e cidadania em construção no Brasil e na América Latina.

0 comentários: