E-mail - Pedido

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

CORRIDAS E CAMINHADAS


Corrida e Caminhada fazem a diferença no mundo Empresas apostam em atividades físicas para elevar a auto-estima, reduzir turn over e melhorar a qualidade de vida dos funcionários.
A prática de atividades físicas, como corrida e caminhada, ajuda a controlar a pressão arterial, regula os níveis de colesterol, contribui para a perda de peso e previne diversas doenças, como a osteoporose. A novidade é que as empresas estão descobrindo que o bem-estar físico e mental oferecidos por estas atividades tem refletido no ambiente de trabalho. Integração de funcionários, aumento de produtividade e redução das faltas são alguns dos resultados obtidos por empresas que incentivam a prática. De acordo com dados do Ministério da Saúde, os programas de bem-estar oferecidos pelas instituições podem aumentar a produtividade dos funcionários em 5% e reduzir em 15% as faltas ao trabalho.
O corretor Vicente Nardelli sempre arranjava um motivo para adiar a promessa de começar a praticar caminhadas. Foi quando recebeu viu a divulgação da Lar Imóveis, empresa para a qual faz parceria de vendas, divulgando que estaria disponibilizando um programa de treinamento assistido de corridas e caminhadas. “Era o incentivo que eu precisava. Não pensei duas vezes e me inscrevi. Atualmente, praticamos corrida e caminhada em parques e praças da cidade durante uma hora e meia, três vezes por semana”, conta Nardelli.
Em setembro de 2008, a imobiliária firmou parceria com a Guana Center Assessoria Esportiva – especializada na assessoria planejada de corrida e caminhada – para treinar os funcionários e parceiros interessados nos benefícios do esporte. “O objetivo é melhorar a qualidade de vida, o rendimento e a motivação da equipe no trabalho através do esporte”, afirma Luiz Antônio Rodrigues, diretor da Lar Imóveis. Praticante de atividades como a caminhada, cavalgada e natação Rodrigues crê nos benefícios do esporte. “Acredito que o esporte faz bem ao corpo e à alma”, relata.
Paulo Santos, educador físico e personal trainer da Guana Center, ressalta a importância do esporte e do acompanhamento profissional. “Qualquer exercício físico deve ser realizado com a orientação de um especialista e após uma avaliação médica. Cada pessoa tem seu próprio ritmo e necessita de programas específicos”, explica Santos. Segundo ele, para cada aluno é montada uma planilha de acordo com o perfil e os objetivos individuais e cada cliente é orientado sobre a melhor forma de praticar os exercícios.
Para Nardelli, a prática das atividades trouxe diversas vantagens. “Aprendi a cuidar da saúde física e mental. Além da melhora do meu condicionamento físico, me sinto mais motivado e disposto para enfrentar a jornada diária de trabalho. Apertar um botão a mais do cinto também é muito bom, melhora a auto-estima”, detalha.
A parceria entre a Lar Imóveis e a Guana trainning já resultou, também, no projeto Blitz da Saúde, que consiste em oferecer treinamento, gratuito e periódico, em corrida e caminhada para a população. Durante a ação, professores de educação física e profissionais de saúde orientam o público sobre boas práticas de exercícios físicos e alongamentos, aferem pressão arterial e avaliam a massa corporal. A próxima “Blitz da Saúde Lar Imóveis” acontece no dia 02 de Novembro, no Parque Ecológico Promotor Francisco José Lins do Rêgo, na Pampulha.
Determinada em proporcionar mais qualidade de vida, saúde e bem-estar para seus funcionários, a SulAmérica Seguros e Previdência possui o projeto “Atletas SulAmérica”. Na sucursal de Belo Horizonte o projeto foi lançado em setembro e já atende cerca de 20 funcionários .
“Maior integração, perda de peso, diminuição do estresse e melhoria da qualidade de vida, esses são alguns dos benefícios que o Atletas SulAmérica pode trazer para os funcionários”, explica superintendente de Recursos Humanos, Eliana Marino. O programa foi implantado no Rio de Janeiro, em 2005, e em São Paulo, em 2006, e contava com 220 funcionários inscritos.
Com a implantação nas novas praças (Belo Horizonte, Brasília e Recife) o projeto ganhou mais 80 vagas, passando para 300 o número de participantes.Os treinamentos de corridas são feitos sob a coordenação de professores de educação física e o programa abrange desde aprendizagem motora até exercícios educativos, focados na correção da técnica.

0 comentários: