E-mail - Pedido

terça-feira, 17 de novembro de 2009

A METODOLOGIA DO FUTEBOL DE RUA..


A metodologia do futebol de Rua consiste na utilização do esporte como ferramenta podagogica que contribui para o desenvolvimento social dos sujeitos que se envolvem com esta atividade.
O futebol de rua tem como característica principais a realização de três tempos de jogo, ausência de arbitro ( os próprio jogadores regulam o respeito ás regras estabelecidas ); as equipes do jogadores são mistas, homens e mulheres jogam juntos ; os espaços de realização dos jogos são variados em campos , ruas, quadras , respeitando os contexto local; se somam pontos , além dos gols, como jogo limpo ; presença mediador comunitário. Durante a realização dos três tempos.

Desenvolve-se uma prática pedagógica e democrática. No primeiro tempo , realiza-se a discussão e o entalecimento da regras ; no segundo, realiza-se o jogo propriamente dito e no terceiro tempo ocorre uma avaliação coletiva dos jogadores sobre as regras estabelecidas no primeiro tempo, conduta adotadas durante a prática e a construção de postura éticas frente aos acordos (regras ) estabelecidas coletivamente.

processo de trabalho permite desenvolver um pedagogia abrangente forma uma cultura de valores éticos, desde a prática de normas de convivência á resolução de conflitos, recupera a essência real do futebol como jogo alegre solidário, atribuído maior importância á participação em lugar de competição ; criar espaços de mobilização, integração, decisão nos quais se favorece a autonomia dos sujeitos, em lugar de sua subordinação a regras arbitrárias.



Maximo Freitas Maranhão

0 comentários: