E-mail - Pedido

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

A FESTA ANUAL DAS ÁRVORES.

INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS

SUPERINTENDÊNCIA DO IIBAMA NO MARANHÃO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.


A Festa Anual das Árvores

O que é a Festa Anual das Árvores?

É a atividade que por força do Decreto Federal 55.795, de 24 de Fevereiro de 1965, substitui o anterior dia nacional da árvore que antes era comemorado todo dia 21 de Setembro.

Por que foi feita a alteração do dia da árvore para a festa anual das árvores?

Considerando que no mês de Setembro ocorre, nas regiões Norte e Nordeste, o auge do período de estiagem, diversos pesquisadores observaram a necessidade de regionalizar as comemorações do dia da árvore. Tal análise deve-se ao fato que o plantio realizado no mês de Setembro não alcançava o resultado desejado, visto que em Setembro (período de seca na região nordeste) não há disponibilidade suficiente de água para o crescimento das espécies arbóreas plantadas. Além deste fato foi verificado que um único dia não era suficiente para se fazer as diversas atividades relativas à sensibilização da importância da flora, bem como o seu plantio. Diante disso se estabeleceu no Brasil uma semana de atividades relacionadas às árvores.

Mas e o dia da árvore deixou de existir?

Sim, conforme disposto no Decreto Federal 55.795 que institucionalizou a Festa Anual das Árvores. Portanto, não devemos mais comemorar o dia da árvore, mas sim a semana. É importante ressaltar que nas regiões Norte e Nordeste, em função do regime das chuvas a Festa Anual das Árvores é comemorada na última semana do mês de Março, entre os dias 23 a 31, enquanto nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste é comemorada na semana com início em 21 de Setembro. Esta diferença de datas ocorre em função da maior intensidade das chuvas a partir do mês de Março nas regiões Norte e Nordeste e já nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste as chuvas começam a partir do final de Setembro.

Como devemos proceder em caso de agressões às nossas florestas ou a qualquer árvore?

Denúncias podem ser feitas às secretarias municipais de meio ambiente (árvores em áreas urbanas) e Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) (98) 3218-8952, para desmatamentos em áreas de até 1000 hectares. Para desmatamentos em áreas maiores podem ser feitas gratuitamente pela Linha Verde do IBAMA (0800) 61-80-80. Em casos de flagrante ligue imediatamente para a polícia militar de sua localidade, pelo telefone 190, a qual conduzirá o criminoso para a delegacia e será lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), com os dados do infrator e do desmatamento não autorizado. O delegado deverá informar imediatamente ou no dia útil seguinte ao Ibama e ao Ministério Público o ocorrido, para as providências administrativas e penais cabíveis.

Faça sua parte para preservar as florestas e recuperar as áreas degradadas.

Não desmate e não derrube árvores sem a devida autorização e orientação dos órgãos ambientais federal, estadual e municipal.

Plante árvores sempre na época chuvosa, que no nordeste fica em torno do período de Março à Julho. Aproveite a Festa Anual das Árvores para sensibilizar seus vizinhos e plante mudas! Dê preferência às espécies nativas, pois já estão adaptadas ao local.

Contamos com você! Para maiores informações acesse http://www.ibama.gov.br ou entre em contato conosco pelos telefones: (98) 3231-3010 ou 3231-3070 ramal: 235.

Vamos realizar nossa Festa Anual das Árvores dentro do período previsto para nossa região nordeste, que é na última semana de Março, entre os dias 23 a 31 de Março! Precisamos aproveitar o período chuvoso para fazer as atividades de plantio e maximizar as atividades!

Massimo junnior

0 comentários: