E-mail - Pedido

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

SÃO JOÃO BATISTA: RETROSPECTIVA 2010

O ano de 2010 em São João Batista foi marcado por decisões judiciais e casos que marcaram o ano. A Agência de São João Batista faz uma retrospectiva na cidade e relata agora fatos marcantes da cidade.
Começamos o ano com o Carnaval 2010 que deixou a desejar. Na época, a segunda colocada nas eleições de 2008, Surama Soares já estava entrando na justiça para cassar o então prefeito da cidade, Eduardo Dominici, mas não foi por isso que o carnaval 2010 não prestou, até por que as contas e verbas destinadas ao evento não foram bloqueadas. Na época, o ex-secretário de saúde, Mauro Jorge Saraiva, que era o organizador do evento, disse que o governo destinou cerca de 20 mil reais para a realização do carnaval.
Ainda em fevereiro, a Prefeitura Municipal de São João Batista lança edital para inscrições para o concurso público, oferecendo 186 vagas. O concurso foi realizado e feito como estava previsto, mas enquanto Eduardo Dominici estava no poder não empossou os aprovados e agora a atual prefeita, Surama Soares tenta derrubar o concurso na justiça.
Em março o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão reprovou as contas do ex-prefeito Eduardo Dominici. Além das contas reprovadas, Eduardo Dominici foi condenado a devolver aos cofres públicos municipais R$ 4.428.076,00 e ao pagamento de multas que totalizam R$ 587.807,00.
Ainda em março, o jovem Jailson Mendes vai para Brasília, representar o município no II Salão Nacional dos Territórios Rurais. Já a Secretaria Municipal de Saúde realizou a IV Conferência de Saúde no Centro de Convenções João Furtado Dominici e Surama Soares entra na justiça pedindo a cassação de Eduardo Dominici. Mais a coisa pegou fogo foi no mês de abril.
Uma das sessões foi no dia 17 do mesmo mês. O assunto da sessão foi Recurso Eleitoral, onde o atual prefeito era o recorrente. Eduardo Dominici foi representado por 08 advogados, entre eles foi José Antonio Almeida, partidário de Luiz Figueiredo. Já Surama Soares, foi representada por 05 advogados. O relator foi o juiz José Carlos Sousa Silva.
Continuando a nossa retrospectiva, um fato marcou a cidade foi a vinda Grupo Tático Aéreo que prendeu um suspeito de roubo de gado. Segundo nossa equipe o grupo prendeu Lauro de Dutra, suposto autor de roubo de gado do fazendeiro Santinho Gomes. A Equipe deste blog flagrou o momento em que o helicóptero do GTA pousou na cidade. Já a novela entre Surama Soares e Eduardo Dominici continuava, o juiz da Comarca de São João Batista resolve cassar o prefeito e dar imediatamente o comando a segunda colocada, Surama Soares, mas isso não chegou a se cumprir graças a uma liminar concebida pelo juiz Magno Linhares, devolvendo o poder a Eduardo Dominici.
Na mesma semana a administração passada resolve demolir o palco da Praça de Eventos, deixando um dos cartões postais de São João Batista em perfeito abandono. Cuja estado continua até hoje. Passado isso, este blog é indicado para participar do Prêmio Top Blog 2010 por dois professores. No mesmo dia foi lançada a Lei de Criação do Estatuto Municipal do Idoso pela Câmara Municipal de Vereadores.
Já a briga entre Surama Soares e Eduardo Dominici continuava no mês seguinte. O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão marcava mais uma vez uma sessão entre os dois políticos para o dia 05 de maio, mas esta foi adiada pelo juiz relator do processo número 919-55/10. No mês passado o Tribunal Regional Eleitoral resolve julgar o processo entre os dois e Surama Soares vence, mas Eduardo Dominici podia recorrer da decisão.
E foi isso que aconteceu Eduardo Dominici recorreu da decisão e ficou no poder por mais um mês. Mais como a situação do prefeito estava apertada, Surama Soares foi empossada prefeita de São João Batista no dia 18 de junho e resolve declarar situação de emergência. Já Eduardo Dominici resolveu levar o caso para o Tribunal Superior Eleitoral, caso que dura até hoje e nada foi mexido, ficando a atual prefeita em seu posto.
Mas como foi um ano de eleição, em julho começava o período eleitoral. Já o Fórum da Juventude sediava o Circuito Tela Verde e Vídeo Índio Brasil, dois eventos que marcaram o grupo. Mais a eleição se aproximava e cada liderança declarou apoio aos que os apoiaram nas eleições passadas. Já no mês de agosto, outro fato foi noticia neste blog, um filho bateu na sua própria mãe. Caso que deixou a população joanina perplexa.
Já no dia 28 de agosto o ex-prefeito Eduardo Dominici, que levou o processo que culminou na sua cassação para o TSE perdeu novamente. E a prefeita Surama Soares continua governando o município até hoje. Mais o concurso público realizado na administração passada foram cancelado por ela e até hoje continua nesta situação.
Ainda em agosto, a menina Karol do povoado Paulo VI desapareceu, deixando a família em desespero e levando o Disque-Denuncia do Maranhão a oferecer mil reais por informações da garota. Este fato teve repercussão estadual, sendo noticia nos principais programas jornalistica da impresa local. O episódio ainda não foi esclarecido até hoje.
Já em setembro, a Família Noele não realizou a tradicional Vaqueijada do Parque Noele. A família a este blog que não teve tempo para preparar o evento e que a empresa responsável não foi contratada. Já no dia 18 de setembro a Família Figueiredo enlutou-se dos 12 anos da morte de Chiquitinho Figueiredo. Já no mesmo dia, completava-se 100 dias do Governo SuramaBatista, mas o blogueiro Batista Azevedo, simpatizante do grupo político, diz que nada havia mudado.
Se aproximando as eleições de 2010, Eduardo Dominici voltou a dizer num comício realizado na Praça de Eventos que voltaria ao poder. Fato que até agora não se concretizou. Já no dia 03 de outubro, os joaninos foram ás urnas escolher os próximos governantes para os cargos de deputado estadual e federal, dois senadores, governador e presidente. Já nossa equipe dava um show de cobertura.
Mas no dia 10 de outubro, a Agência de São João Batista promoveu uma Assembleia Geral para a escolha dos seus novos coordenadores, ficando Jailson Mendes como coordenador reeleito e Alessandra Lima como vice. A coordenação financeira ficou com Denilson Pereira e Regian Mayra como secretária. Dois dias depois, o Censo 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, divulgou resultados parciais da população joanina, cuja resultado final saiu no mês seguinte, contabilizando a cidade de São João Batista com quase 20 mil habitantes.
Ainda em outubro, o Fórum da Juventude promoveu o Dia Internacional da Animação com público record, mais de 300 pessoas participaram do evento. Mais três dias depois, a população joanina teve que voltar ás urnas. Desta vez escolher apenas um representante para o mais alto cargo, o de presidente, cuja eleita já se conhece.
Já em novembro, vândalos roubaram o kit do projeto "Aula do Futuro" da escola Acrísio Figueiredo, deixando mais 150 alunos sem aula. Enquanto isso, a atual prefeita estava feliz da vida, sendo que o Governo Federal destinou nada mais, nada menos que 13 milhões de reais para a cidade. E os partidários de Eduardo Dominici continuavam só na crítica.
Dai começou o Cadastramento Biométrico feito pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão que causa constrangimento em muita gente. Já em dezembro, o Fórum da Juventude recebe a prefeita Surama Soares. Luiz Figueiredo também visitou o espaço. Já outro episódio que marcou a cidade foi a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores.
Desta vez, os vereadores Rui Serra, Edivilson Mota e Uira Dominici decretaram a dissolução de vez do chamado Grupo de Eduardo Dominici, votando contra o seu indicado, que foi o vereador Louro. Sendo os eleitos os vereadores Rui Serra para presidente, Edivilson Mota para vice-presidente, Mecinho para primeiro secretário e Uira Dominici como segundo secretário.
Terminado a eleição, na outra semana, o juiz Sidney Cardoso, de São Bento, mas que está respondendo provisoriamente nesta cidade, resolve derrubar o decreto da prefeita Surama Soares e dar um prazo de 10 dias para ela empossar os aprovados no concurso. Mais a prefeita recorreu da decisão e até agora, ninguem foi empossado.
E para terminar, o empresário Luiz Figueiredo lançou seu livro "São João Batista, suas lutas, conquistas e vitórias" no Complexo Escolar José Maria de Araújo, sendo o ultimo evento da cidade, a festa de confraternização de todos e do Fórum da Juventude que será realizada amanhã, fechando com chave de ouro nossa retrospectiva 2010.
Agradecemos aos nossos ilustres leitores, visitantes e blogueiros e que 2011 seja muito melhor que 2010. A todos um feliz ano novo e que em 2011 estaremos muito mais atentos aos desmandos que acontecem na nossa cidade. Mais informações no Twitter da Agência SJB- @agenciasjb




EQUIPE DE REDAÇÃO DA AGÊNCIA SJB

0 comentários: